1 de março de 2010

Presença de Dom Bosco no CNSA

No dia 24 de fevereiro, O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Manaus (CNSA), teve sua rotina quebrada por aquele que iniciou um sonho que perdura até hoje. Foi um dia memorável que ficará marcado nas mentes daqueles que se fizeram presente no colégio.
Tudo foi providencial! Todos estavam eufóricos aguardando a sua chegada, quando repentinamente o tempo “fechou”, as nuvens indicativas de chuva fizeram-se presentes, mas não choveu. Só amenizou-se o clima para poderem regozijar sem inconvenientes a presença de Dom Bosco. Entro na Quadra do colégio no horário marcado, sendo escoltado por um grupo de alunos e educadores do Centro Educacional Santa Teresinha (CEST). Entrou como uma brisa suave em meio a cantos e danças, como habituava entrar no oratório.
Das 14h30minh as 16h00min, o Colégio Auxiliadora ficou responsável por animar este momento. Primeiramente entraram as bandeiras – do Brasil, do Amazonas, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e (pela primeira vez) do Colégio Auxiliadora. Logo após foi realizada uma coreografia com participação dos alunos do Ensino Fundamental I e II da música Pastorzinho dos Becchi. Em seguida, os educadores, funcionários e alunos dramatizaram a chegada dos Salesianos a Amazônia.
Das 16h00min as 18h00min, a Cerimônia ficou por conta da Pastoral da Juventude (PJ), do Grupo Vocacional, da caravana de Manicoré, das ADMA’S, Ex-alunas(os) e Devotos, com manifestações de agradecimento, mensagens de rejuvenescimento da Fé, danças, coreografias, encerrando este momento com o Terço.
A animação foi por conta da Banda do colégio, composta por educadores e alunos e dos membros da Caravana de Manicoré.
Às 18h00min, iniciou-se a solene Eucaristia que foi presidida pelo Pe. Chicão. Foi um momento de estrema emoção, pois esta celebração foi cheia de simbologia para aqueles que fazem parte da história do Colégio. Primeiramente, aconteceu no dia em que as Ex-alunas organizam, todo mês, a Missa em Consagração a Nossa Senhora Auxiliadora, é o ano em que o colégio comemora 80 anos de presença educativa em nossa cidade.
Pelo menos três momentos foram marcantes na Eucaristia, fora a Consagração. O Primeiro a entrada da Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora que deixou a todos sem palavras frente a certeza de ser Maria a inspiradora deste sonho e “Dom Bosco sonhador” estava lá, para fazer presença de que ter Fé é ir “muito mais ale do que os pés pisam”. Outro foi a suavidade da homilia do celebrante, tal qual a brisa trazida por Dom Bosco, inundou a todos, destacando a trajetória da Urna com as Relíquias e principalmente de como o Santo dos Jovens tem feito, por onde passa, a presença de Deus. E por último, só respeitando a cronologia, a homenagem das Filhas de Maria Auxiliadora que cantaram e dançaram ao redor da urna. Após a Eucaristia os fiéis puderam fazer a veneração das relíquias até fecharem os portões do colégio.
Com pelo menos cem alunos, educadores, ex-alunos e irmãs, organizou-se uma vigília ao redor da urna. Foi um momento de oração que culminou em uma Eucaristia as 5h00min da manhã. Esta caminhada mostrou a motivação em que se encontravam os participantes do colégio que aproveitaram cada momento diante daquele que começou uma caminhada educativa privilegiando a qualidade e, principalmente, o AMOR.

Por André Gustavo Maia Mourão, Educador Salesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário