11 de junho de 2013

Semana da Língua Portuguesa



No dia 10 de junho de 1580, Luiz Vaz de Camões; um dos maiores poetas portugueses; faleceu e pela importância no cenário da literatura internacional, essa data foi escolhida para representar a o Dia da Língua Portuguesa, a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais.

Com o objetivo de celebrar esse dia, a professora Sônia Alves organizou a Semana de Língua Portuguesa no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

1º Dia

A semana iniciou com a palestra A Leitura e o Texto ministrada pela jovem, jornalista e estudante do Curso de Letras, Layana Teixeira Franco.

Ao destacar a importância desse tipo de atividade na escola como estratégia de promoção da leitura na Escola, a professora Sônia destaca que “O encontro do texto-leitor-autor gera leitura proficiente, elemento importante para o leitor do século XXI”.

2º Dia

O segundo dia da Semana de Língua Portuguesa foi marcado pela realização da Feira Literária, organizada pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, sob a orientação e coordenação da Professora Sônia Alves. Foi um momento de partilhar experiências de leitura e contato com o livro.

Certamente como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade, "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."

Esse tipo de atividade tem esse objetivo provocar a sede de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário