6 de fevereiro de 2015

PAPA FRANCISCO RECEBE ANEC E PORTAL FUTURUM EM AUDIÊNCIA


A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e o Portal Futurum, empresa católica de tecnologia, estiveram presentes no IV Congresso Educativo de Scholas Occurrentes (Escolas para o Encontro) que aconteceu na cidade do Vaticano de 02 a 05 de fevereiro. A iniciativa desse encontro que reúne realidades educativas de diferentes culturas e religiões nasceu pelo impulso e encorajamento de Bergoglio.

Sob o tema geral “Responsabilidade social e a inclusão” o congresso teve uma temática específica relacionada com o esporte, a arte e a tecnologia. Esses são os três pilares da proposta do Scholas, uma rede mundial que já soma 400 mil escolas.

A rede global gratuita das ‘Scholas Occurrentes’ reúne alunos de todas as religiões e graus de ensino de escolas públicas e particulares, procurando desafiar as instituições a partilhar os seus projetos e ajudar em particular as que têm menos recursos.

O Portal Futurum foi convidado para integrar a plataforma digital – scholas.social – que servirá para um intercâmbio entre as diversas escolas do mundo e irá compor a rede internacional de escolas, compartilhando projetos e vivências educacionais nas áreas de pastoral e gestão educacional.

O projeto apresentado pelo grupo brasileiro teve grande destaque por conseguir reunir através da ANEC e do Portal, um volume considerável de pessoas e escolas que acessam a plataforma. Edevaldo Siqueira, coordenador de Inovação e Produtos digitais da Rede Salesiana de Escolas(RSE) reforçou o grupo nas questões técnicas da plataforma. Questionados sobre o desafio na área social, a gerente de Relacionamento da ANEC e do Portal, Janaína Paim comentou,” Nenhum aluno deixa de ter acesso à plataforma, pois nosso objetivo é dar oportunidade aos jovens, promovendo a participação e o intercâmbio entre as escolas.”

Próximos passos

A partir de agora inicia a sistematização do processo de integração das plataformas do Portal Futurum e a da Rede de Escolas, com agenda de trabalho já programada para a próxima semana, no sentido de unir os projetos e possibilitar aos jovens brasileiros começarem efetivamente a trocar experiências com os jovens do mundo todo.

Na oportunidade, o Grupo de Escolas foi convidado a participar do 3º Congresso Nacional de Educação Católica do Brasil que acontece em Julho de 2015 em Curitiba(PR), fortalecendo assim a parceria e promovendo a cultura do encontro.

Encontro com o Papa

O papa Francisco realizou uma videoconferência com sete jovens deficientes físicos de várias partes do mundo. A conversa foi transmitida ao vivo pelo Google e fez parte da cerimônia de encerramento do IV Congresso Mundial Educativo da Scholas Occurrentes, na quinta-feira(5). No encontro, o Pontífice pediu para os adolescentes não se amedrontarem frente às dificuldades. “Somos capazes de superar tudo. Precisamos apenas de tempo para procurar e encontrar o caminho”, disse Jorge Bergoglio.

Na sequência, Francisco recebeu em audiência, as delegações participantes do evento. “Conte conosco na mudança do mundo pela mudança da educação.” Essa foi a tônica da conversa do presidente da ANEC, Prof. Dr. Paulo Fossatti com o Papa. “Assumimos o compromisso de colocar a educação brasileira à serviço da educação mundial”.

Na ocasião o Papa recebeu das mãos do Irmão Valter Zancanaro, secretário executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil) e representante do Portal, uma cuia de mate com o logotipo da associação. A imagem de Nossa Senhora Educadora foi trazida pelo grupo e irá peregrinar pelo Brasil como um símbolo da bênção do Papa às escolas católicas brasileiras.

Para Fossatti, presidente da ANEC, são dinâmicas como estas que desafiam os cristãos e a sociedade a se mobilizarem para vencer a resignação e acreditar que é sempre possível fazer alguma coisa, mesmo perante os problemas mais difíceis e complexos – “Nosso ser Igreja em educação é plural: Existem inúmeras formas de educar e de levar o evangelho às pessoas e comunidades. Ousamos criar e educar em novos areópagos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário