15 de julho de 2013

Oscar de História

Oscar de História by cnsamanaus
Oscar de História, a photo by cnsamanaus on Flickr.
No dia 06 de julho, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Manaus (CNSA), foi realizada a Cerimônia de premiação do 1º Oscar de História em Curta Metragem produzidos pelos alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sob a orientação e coordenação do Professor Tácius Fernandes da Silva.

Os vídeos foram postados no Canal do YouTube da Escola, disponíveis no link http://www.youtube.com/cnsamanaus, para serem visualizados e curtidos pelos internautas durante a última quinzena de junho. A partir desse resultado foi realizada a indicação e escolha dos vencedores.

Há muito tempo o cinema tem sido preconizado por historiadores como um importante recurso didático no Ensino de História, mas lançar o desafio para que os alunos utilizassem a linguagem cinematográfica para sistematização dos conhecimentos produzidos em sala de aulas foi uma inovação nas aulas de História do CNSA.

“O que era para ser apenas um trabalho trimestral ganhou uma dimensão extraordinária, não por mim e nem pelo colégio, mas pelos meus alunos que aceitaram o desafio de uma forma sensacional. O sucesso do 1º Oscar de História em Curta Metragem não dependeu de uma única pessoa, mas de um conjunto de profissionais extraordinários (da direção do colégio ao envolvimento dos pais)”, - declarou o professor Tácius. Acrescentou ainda “nesse processo estudamos e fizemos História”.

Ir. Letícia de Paiva Chaves, Diretora da Escola, destacou, no discurso de abertura do evento, a importância daquele momento para a Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (CNSA) e parabenizou aos vencedores e ao professor pela iniciativa.

Além estar em consonância com proposta pedagógica da Rede Salesiana de Escolas, esse tipo de atividade concorre para que os alunos, além do desenvolvimento de habilidades comuns a todas as disciplinas, possam participar com responsabilidade do processo de aprendizagem de forma significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário